Fotos de Jean Cocteau publicadas nos EUA revelam passeio do pintor por Paris, em 1916, com seus amigos
Tarde com Picasso
Jean Cocteau/Reprodução | Modigliani, Picasso e André Salmon por volta de 15h30, em frente ao Café de la Rotonde, em Paris, em foto de 1916 |
CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
da Sucursal de Brasília
Em 1916, o multiartista Jean Cocteau explorava as possibilidades de expressão da fotografia.
No front da Primeira Guerra Mundial, entre maio e julho, ele fizera várias fotos de seus colegas de Exército. Mas, de volta a Paris, usou a Kodak da mãe para um projeto muito mais divertido: documentar um almoço com Pablo Picasso e amigos comuns.
Vinte e dois anos mais tarde, Billy Kluver, um doutor em engenharia elétrica com grande interesse em artes plásticas, coletava material para um livro sobre a comunidade artística em Montparnasse no início deste século. Achou centenas de fotos. Mas cinco delas chamaram sua atenção por parecerem que haviam sido tiradas num mesmo dia.
Kluver logo identificou nelas três personagens: Picasso, Amedeo Modigliani e Moise Kisling.
Com muita persistência, método científico e uma boa dose de sorte, Kluver trabalhou durante os 20 anos seguintes para ter certeza de que as 5 fotos, mais 19 que descobriu mais tarde, haviam sido mesmo feitas por um mesmo autor ao longo de um só dia.
O resultado de sua pesquisa, a reconstituição daquele encontro de gênios, está no fascinante livro "A Day with Picasso" (Um Dia com Picasso), que a MIT Press lançou neste ano nos EUA.
Observatório de Paris
Kluver obteve as 24 fotos dos 4 rolos de filme que Cocteau usou no dia 12 de agosto de 1916 (data que ele estabeleceu por meio de uma carta de Cocteau, do diário de um dos presentes ao almoço e dos boletins meteorológicos do dia) e na antevéspera.
Com base em cálculos feitos em computadores a partir da posição do Sol para a latitude e longitude do Observatório de Paris, localizado a menos de 1 km do café onde o almoço ocorrera, ele pôde reproduzir a ordem exata em que as fotos foram feitas.
Só as 2 primeiras das 24 fotos não registram o encontro do grupo de Picasso. Essas duas, tiradas em 10 de agosto, são do compositor Erik Satie com a dançarina Valerie Gross.
Centro das atenções
As fotos de Picasso e amigos mostram que Cocteau, então com 27 anos, tinha uma concepção revolucionária (para a época) do uso da máquina fotográfica.
Ao contrário do que se fazia então, ele tirou fotos espontâneas, não posadas, com muito movimento e grande realismo.
Picasso, aos 34 anos, é o centro das atenções de Cocteau. Em julho de 1916, ele havia exposto pela primeira vez "Les Demoiselles d'Avigon", uma de suas obras-primas desse período.
Modigliani, que tinha 32 anos quando as fotos foram feitas, estava voltando a pintar havia pouco tempo, após muitos anos de dedicação exclusiva à escultura.
Outros personagens que aparecem nas fotos de Cocteau são: o pintor Moise Kisling, o compositor e pintor Manuel Ortiz de Zarate, o escritor Henri-Pierre Roché, o poeta Max Jacob (o mais velho da turma, com 40 anos no dia das fotos), Marie Wassilieff, que mantinha uma academia de pintura, a modelo Emilienne Pâquerette Geslot (caçula do grupo, com 20 anos na época) e o poeta e crítico de arte André Salmon.
O almoço de Picasso, Cocteau, Modigliani e amigos, naquele sábado quente (máxima de 27 graus Celsius) foi no Café de la Rotonde, ponto de encontro de artistas, escritores e anarquistas durante a Primeira Guerra.
ONDE ENCOMENDAR:
"A Day with Picasso - Twenty-Four Photographs by Jean Cocteau" (Um Dia com Picasso - Vinte e Quatro Fotos de Jean Cocteau), de Billy Kluver (MIT Press, US$ 12), pode ser encomendado, em São Paulo, à Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, tel. 0/xx/11/285-4033) e, no Rio de Janeiro, à Livraria Marcabru (r. Marquês de São Vicente, 124, tel 0/xx/21/294-5994).
Nenhum comentário:
Postar um comentário